O QUE É?
A Libertação Miofascial é uma terapia que recorre a toques suaves para libertar e mobilizar a fáscia de forma a aliviar a dor, restaurar a função e mobilidade do corpo, bem como corrigir sequelas de traumas físicos e emocionais.
Liberta tensões, memórias, emoções e somatizações que se acumulam ao longo dos tempos nos tecidos conectivos (fáscia), sendo extremamente benéfico para situações de agitação mental, irritação, cansaço, insónia e stress. É também uma terapia de extrema importância no pós-operatório, pois ajuda a tratar o tecido cicatricial e as aderências.
A IMPORTÂNCIA DE LIBERTAR A FÁSCIA
Traumatismos, má postura, cirurgias e o stress são responsáveis por criar restrições e aderências na fáscia, podendo levar à dor crónica, restrição de movimento, mau funcionamento dos órgãos, dos músculos e de todo o corpo em geral.
Todo o traumatismo, independente da sua natureza (física ou emocional) fica registado a nível celular, provocando disfunções e compensações que podem originar diferentes problemas de saúde e limitações na mobilidade.
Através de toques suaves, esta terapia vai trabalhar sobre o tecido conjuntivo de forma a libertar as memórias de traumatismo.
PARA QUEM É INDICADO
A libertação miofascial é indicada para todas as faixas etárias, contribuindo para o tratamento de várias disfunções e diminuição da dor a elas associadas. Podendo ser utilizada como método preventivo, de tratamento ou reabilitação.
BENEFÍCIOS
- Alívio de dores crónicas
- Reduz sintomas de cefaleias e enxaquecas
- Reduz sintomas de sinusite
- Auxilia na desordem do Défice de Atenção (ADHD)
- Auxilia no tratamento de disfunções da ATM (articulação temporomandibular)
- Reforça a estabilidade, elasticidade e mobilidade, auxiliando nas situações de dificuldade de coordenação motora
- Alivia as dores na coluna (lombalgias e cervicalgias)
- Auxilia no tratamento de tendinites e lesões desportivas
- Alivia os sintomas de artrite reumatoide
- Auxilia no tratamento da depressão
- Maior mobilidade (qualidade e amplitude de movimentos)
- Redução de tecido cicatricial e aderências
- Melhoria da postura
A CONSULTA
É feita uma avaliação para identificar zonas de tensão, e posteriormente o terapeuta atua nestas zonas para libertar e aliviar as tensões identificadas.
O paciente sentirá todo o tratamento como uma suave massagem, que o induzirá a um relaxamento profundo.
QUANDO DEVO VOLTAR?
O número de sessões varia de pessoa para pessoa e está intimamente relacionado com a duração do sintoma e a forma como o corpo reage ao tratamento – quanto mais rápida a intervenção, menos sessões são necessárias para resgatar a qualidade de vida.
Geralmente são recomendadas sessões mensais, mas dependendo do sintoma e resposta do corpo poderão ser recomendadas sessões quinzenais ou até mesmo semanais.