O QUE É?
É uma forma de terapia manual, que promove o bem-estar físico e emocional através da regulação da função fisiológica do Sistema crânio-sacral.
Recorrendo a toques suaves, o terapeuta trabalha sobre as disfunções e restrições do crânio e sistema crânio-sacral, facilitando o processo de recuperação do sistema de autorregulação, e estimulando outros sistemas, tais como: Sistema Nervoso, Sistema Imunitário, Sistema Circulatório, Sistema linfático, Sistema Endócrino e Sistema Músculo-esquelético. Podemos assim dizer que o terapeuta é um facilitador do processo de autorregulação do corpo.
A IMPORTÂNCIA DO EIXO CENTRAL SACRO-CR NIO
O Sistema crânio-sacral é um sistema fisiológico do qual fazem parte as membranas cranianas, as meninges e o líquido cefalorraquidiano. Este tem como função proteger o cérebro e a medula espinal de tensões anormais que podem causar alterações em várias partes do corpo.
Qualquer alteração neste sistema pode alterar o funcionamento de todo o sistema nervoso, desde alterações hormonais, alterações dos neurotransmissores e alterações de outras substâncias bioquímicas.
Anatomicamente, o Sistema crânio-sacral está relacionado com os sistemas de autorregulação do nosso organismo (Sistema Nervoso, Sistema Circulatório, Sistema Imunitário e Sistema Linfático), que nutrem e protegem todos os elementos do corpo, criando um ambiente propício ao seu bom funcionamento.
Assim, manter o bom funcionamento deste eixo-central é garantir uma autorregulação eficaz do organismo e potenciar o bom funcionamento dos outros sistemas com os quais este se relaciona.
PARA QUEM É INDICADO
A terapia sacro-craniana é indicada para todas as faixas etárias, contribuindo para o tratamento de várias disfunções e diminuição da dor a elas associadas. Podendo ser utilizada como método preventivo, de tratamento ou reabilitação.
Pessoas com idade avançada ou mobilidade reduzida: melhora a mobilidade funcional e alivia a dor
Grávidas: facilita a adaptação às inúmeras alterações físicas, fisiológicas, psicológicas e hormonais decorrentes do processo de gestação, no momento do parto e no pós-parto.
Crianças: auxilia no processo de crescimento equilibrado, promovendo a correção de desvios consequentes do processo de crescimento (mordida cruzada, pequenas escolioses, etc.) e auxilia na redução de casos das “ites” (otite, sinusite, bronquiolite, gastrite, conjuntivite, faringite, etc.)
Pessoas com sintomas de depressão, ansiedade, enxaquecas e cefaleias: alívio da tensão intracraniana, regulação da movimentação craniana, relaxamento e sensação de bem-estar.
Desportistas: após lesão ou como prevenção, pela facilitação dos processos de cura, e autorregulação e pela otimização do funcionamento do sistema imunitário.
Pessoas em tratamentos de ortodontia ou implantologia: reduz a sintomatologia dolorosa, pode reduzir o tempo de tratamento e aumentar a eficácia do tratamento.
Pessoas com disfunção da articulação Temporomandibular (ATM): auxilia em casos de bruxismo, trismo, má oclusão, mordida cruzada e mastigação dolorosa, porque atua nas estruturas ósseas, musculares, tendinosas e fasciais que estão na sua origem.
BENEFÍCIOS
A Terapia Sacro-craniana é bastante eficaz em:
- Quadro de enxaquecas e dor de cabeça
- Dores musculares e articulares crónicas da coluna vertebral
- Dificuldades respiratórias
- Dificuldade de coordenação motora
- Cólicas
- Autismo
- Disfunção do Sistema Nervoso Central
- Problemas músculo-esqueléticos
- Problemas generalizados nas crianças
- Dificuldades de aprendizagem, concentração, memorização e hiperatividade
- Fadiga crónica
- Dificuldades emocionais
- Problemas relacionados com o stress
- Problemas do tecido conjuntivo
- Fibromialgia
- Disfunções temporomandibulares
- Disfunções neuro vasculares, linfáticas e do Sistema Imunitário
A CONSULTA
É feita uma avaliação para identificar zonas de tensão, e posteriormente o terapeuta atua nestas zonas para libertar e aliviar as tensões identificadas.
O paciente sentirá todo o tratamento pequenas manipulações indolores, que ao libertar as áreas de tensão, o induzirá a um relaxamento profundo.
QUANDO DEVO VOLTAR?
O número de sessões varia de pessoa para pessoa e está intimamente relacionado com a duração do sintoma e a forma como o corpo reage ao tratamento – quanto mais rápida a intervenção, menos sessões são necessárias para resgatar a qualidade de vida.
Geralmente são recomendadas sessões mensais, mas dependendo do sintoma e resposta do corpo poderão ser recomendadas sessões quinzenais ou até mesmo semanais.